3 Dicas sobre o Tecido Liganete

O tecido liganete é uma malha super versátil e possui as mais diversas aplicações. Sabe aquela peça super confortável, com tecido fresquinho, que dá vontade de passar o dia todo usando? Estamos falando das peças feitas de liganete. Esse tecido é confortável, levinho e possui diversas estampas e opções de aplicação.

O tecido ou malha liganete, como também é conhecido, é muito popular devido à sua textura suave, e seu toque “geladinho” que garante conforto e ótimo caimento às peças. Além disso, é versátil, podendo ser utilizada na confecção das mais variadas peças.

O que é liganete?

A liganete é uma espécie de tecido de malha fria que apresenta ótimo caimento e um excelente conforto térmico, textura suave e possui boa elasticidade. Normalmente, são confeccionadas a partir de poliéster ou poliamida com elastano. Podem ser fabricadas em cores sólidas, mas sua maior demanda de mercado é com a linha de estampas diversificadas.

Esse tecido lembra muito a viscolycra, mas tem alguns diferenciais importantes: a liganete é mais fina, com melhor caimento, maior elasticidade, super levinha e com toque de “geladinho”.

Onde a liganete pode ser aplicada?

Como mencionamos, esse é um tecido super versátil, e abre um leque de possibilidades na sua coleção. Você pode utilizar a liganete para confeccionar as peças para variados segmentos, veja abaixo alguns exemplos:

Moda praia: biquínis, maiôs, cangas e saídas de praia podem ser confeccionados com este tecido. Entre as vantagens do uso desse tecido na moda praia, está o fato da secagem rápida. A liganete também possibilita a criação de peças super coloridas com seleções de estampas tropicais.

liganete, 3 Dicas sobre o Tecido Liganete, Luema Tecidos Blog
Moda praia

Dia a dia: A liganete faz muito sucesso, principalmente no verão, por ser um tecido fresquinho e super leve. Você pode utilizá-la para confeccionar uma grande variedade de peças, desde blusas, regatas, shorts e saias até vestidos e calças amplas. Esse tecido, se combinado com os fios de lastex, pode ser um item-chave caso você esteja pensando em aderir à tendência das peças com pregas ou franzidos.

liganete, 3 Dicas sobre o Tecido Liganete, Luema Tecidos Blog
Sugestão de vestidos

Moda íntima: a liganete pode ser utilizada na confecção de moda íntima. Nossa sugestão é adicionar um forro de algodão às peças, para deixá-las mais confortáveis. Use e abuse das estampas desse tecido para criar peças descontraídas e confortáveis. Além disso, pode ser interessante tomar a estampa do tecido como base para criar sua paleta de cores dos aviamentos da coleção, dessa forma você terá peças mais ricas com acabamentos que darão destaque ao tecido.

Sleepwear: Esse talvez seja o uso mais conhecido da liganete. Sua aplicação para confecção de pijamas, camisolas e baby dolls faz com que as peças sejam super confortáveis e combinam com esse momento de relaxamento e descanso.

Benefícios de utilizar a liganete

Esse é considerado um tecido com muito potencial e o melhor custo-benefício do mercado. Além da liganete ter um bom rendimento na produção de peças de moda íntima e sleepwear, ela já ganhou o coração dos brasileiros por ser prática, maleável e sendo fresquinha proporciona muito conforto em nosso clima tropical.

Entre as várias vantagens do uso da liganete na confecção, podemos citar:

– Toque suave e macio
– Respirabilidade
– Não amassa
– Baixo custo
– Durabilidade e resistência
– Solidez das cores
– Excelente rendimento
– Conforto
– Secagem Rápida
– Não encolhe
– Estabilidade dimensional

As fibras artificiais, como viscose, nylon, poliéster, acetato e acrílico secam rápido e não amassam tanto. Além de dar aquela sensação de frescor mesmo nos dias mais quentes. Por isso, ela é tão querida para confecção, especialmente das peças de sleepwear.

Quais cuidados devem ser tomados no uso da liganete?

A liganete tem alta durabilidade, porém, para isso, é preciso tomar alguns cuidados. Recomendamos deixar a peça secando por gotejamento, sem o uso de ferro de passar ou vaporização, pois podem queimar o tecido. Se possível realizar lavagem manual, sem o uso de máquinas com tambor rotativo, para evitar a formação de bolinhas.

Você ainda pode conferir nossas estampas em estoque atualmente clicando aqui. Agora só falta você incluir esse tecido multifuncional e cheio de benefícios nas suas coleções e criar peças incríveis!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress