A nobreza do tecido Linho Puro

O linho é uma planta que se compõe basicamente de uma substância fibrosa, da qual se extraem as fibras longas para a fabricação de tecidos. É uma das fibras mais resistentes e antigas do mundo. Não se sabe a data exata de quando o linho começou a ser usado pelo homem, mas há registros que comprovam o seu cultivo desde 2.500 a.C., pelos egípcios – as múmias egípcias eram enroladas em tecido de puro linho e tinha o significado de luz e pureza – a tumba do faraó Ramessés II; morto em 1.213 a.C. ; foi descoberta em 1.881 d. C, e o linho que envolvia a múmia estava em perfeito estado de conservação – após 3.000 anos. Isso comprova a resistência da fibra em relação à ação do tempo!

Ele é um tecido nobre, de origem vegetal. É durável, sofisticado e com uma pegada ecológica. É o tecido vegetal mais antigo utilizado pelo ser humano. Mas qual tecido é esse? Estamos falando do linho, uma fibra proveniente de uma planta herbácea.

Este tecido é feito a partir das hastes da planta, considerado de extrema importância na antiga sociedade egípcia. Devido a sua versatilidade, resistência, alto poder de tingimento e absorção, ele se integrou à sociedade com um tecido de luxo.

Sua produção é cara, pois para produzi-lo, só as melhores fibras são utilizadas. Vale lembrar que outras partes podem ser utilizadas em outros produtos, o que confere ao linho uma pegada ecológica. E curiosidade: o linho, diferentemente das outras fibras vegetais, fica mais forte molhado do que quando está seco.

O tecido conta ainda com diversas qualidades: conforme resseca, torna-se frio e ondulado, o que é perfeito para climas quentes. Ele também não estica e é resistente a sujeira e manchas, além de altas temperaturas.

O Linho Puro é caracterizado como um tecido de alto luxo, simboliza conforto e elegância, oferece proteção contra a radiação, altamente resistente. Pode ter aspecto acetinado ou fosco e proporciona ao usuário extremo conforto.

É um tecido fino e elegante. É um dos preferidos do verão por ser fresquinho e conferir um charme de “tecido natural”. Possui um caimento levemente estruturado e confere um efeito mais rústico e robusto.

O Linho Puro trata-se de uma fibra natural de origem vegetal procedente do talo do linho. Sua principal característica é o aspecto rústico. É um Tecido composto por fibra bastante forte e de superfície lustrosa que pode variar de peso e textura.

Sugestão de uso do tecido Linho:

• Ideal para ser utilizada em Camisas femininas e masculinas. Bermudas, shorts e calças. Podem conter bolsos, pregas e recortes, nada muito justo ao corpo. Macacão e macaquinhos com ou sem mangas.

Como lavar roupas de linho?

O linho é um dos tecidos mais antigos da história da humanidade. Alta resistência, durabilidade e beleza estão entre as principais vantagens associadas ao tecido. Mas não se engane, as roupas feitas com este material estão longe de delicadas!

Sendo assim, cuidar das suas roupas deste tecido não precisa ser uma tarefa demorada. Isso não significa ser descuidado(a), pois mesmo sendo um tecido bem resistente, ele ainda demanda certos cuidados para evitar manchas e encolhimento.

Estas três dicas valem para qualquer roupa de linho, seja ela lavada na máquina ou à mão. Você vai prolongar a vida da peça se:

Jamais usar água quente! Além da roupa de linho encolher, a temperatura alta vai aos poucos degradando a fibra;


Não use máquina secadora (apesar delas serem MUITO práticas em outras situações). A rotação da máquina e o calor podem causar enrugamentos irreversíveis;


Não use detergentes biológicos. Este tipo de produto tem enzimas que limpam manchas “comendo” as proteínas dos restos de alimentos que sujaram sua roupa. As fibras também contém proteínas, sendo aos poucos consumidas;

Sair da versão mobile