Tecido Linho, sua história e significado

A fibra foi descoberta há mais de 36.000 aC, conforme registros históricos recentemente descobertos. O tecido teve seu uso constatado até em construções de moradias pré-históricas e agora volta às tendências simbolizando um retorno ao natural e à espiritualidade.

O Linho, história e significado  – Um dos mais antigos tecidos conhecidos pelo homem – é usado em roupas desde 8.000 aC e registros datam as primeiras fibras de linho tingidas de 36.000 aC.

Suas tramas acompanharam a história da humanidade de perto: era popular no Egito antigo, usadas como vestuário e também como um tecido de enterro no qual as múmias eram embrulhadas.

Os fenícios exportaram para a Europa entre os séculos 12 e 8 aC, onde começou a tradição de produção de linho nesse continente.

Conheça um pouco da fascinante história do Linho!

O que é o linho?

O linho é o tecido vegetal mais antigo da história do homem. É feito a partir das hastes da planta de linho e era um têxtil amplamente utilizado e muito importante antes do algodão e outras fibras.

A fibra era fundamental para a antiga sociedade egípcia, reverenciada pelas tribos de Israel, produzida na Irlanda do século XII e hoje tem muitos mercados bem estabelecidos em toda o mundo.

Desde então, o linho se integrou na sociedade como um tecido de luxo, bem como uma ferramenta utilitária, usada para pano de vela, redes de pesca e cordas. 

Durabilidade e resistência

Devido à sua durabilidade e resistência, os fios de linho são utilizados nas mais diversas confecções, encontram-se roupas de cama, tecidos para estofados, panos de cozinha, cortinas ou mesmo roupas feitos desse material.

Com a chegada dos linhos mistos, hoje ele é bastante requisitado porque, além de ser resistente à sujeira, é fácil de lavar, amassa pouco e tem um toque mais agradável que a fibra pura.

A história duradoura do linho acompanha a durabilidade das próprias fibras, já que é a única fibra que é mais forte molhada do que seca.

Benefícios principais do Linho

O Linho, história e significado

Linho: um conceito sustentável

O linho está entre os tecidos mais ecológicos que existem, pois é preciso poucos produtos químicos em sua produção, quase não há desperdício de material durante a confecção dos fios, posto que o que não é utilizado pode ser aproveitado em outras indústrias, como papel e cosméticos, e o próprio cultivo é renovável, não inutilizando à terra onde é plantado.

Para produzir o tecido de linho, apenas as melhores fibras são usadas, mas outras partes não são desperdiçadas, e,  justamente por isso, o tecido de linho é considerado ecológico e a planta de linho é muito apreciada.

As partes remanescentes – sementes de linhaça, óleo, palha e fibras de baixa qualidade são usadas na produção de uma ampla gama de produtos: sabão, óleo saudável a papel e até mesmo ração para gado.

Para produzir o tecido de linho, apenas as melhores fibras são usadas, mas outras partes não são desperdiçadas, e é por isso que o tecido de linho é ecológico e a planta de linho é muito apreciada. As partes remanescentes – sementes de linhaça, óleo, palha e fibras de baixa qualidade são usadas na produção de uma ampla gama de produtos: sabão, óleo saudável a papel e até mesmo ração para gado – O Linho, história e significado
O Linho, história e significado

 

Uma Breve História do Linho

Das cavernas pré-históricas à moda contemporânea.

O Linho, sua fascinante história e significado


A descoberta mais antiga de linho foi feita em 2009, quando os arqueólogos desenterraram o tecido em uma caverna pré-histórica na Geórgia. Este linho é o primeiro tecido conhecido produzido pelo homem, datando de 36.000 aC.

Apesar, de não se tem a data exata de quando a fibra do linho começou a ser tecido pelo homem, mas há registros que comprovam o seu cultivo desde 2.500 a.C., pelos egípcios.

As múmias egípcias eram enroladas em tecido de puro linho e tinha o significado de luz e pureza – a tumba do faraó Ramessés II; morto em 1.213 a.C; foi descoberta em 1.881 d. C, e o linho que envolvia a múmia estava em perfeito estado de conservação – mesmo após 3.000 anos.

Assim, além da sua existência, isso comprova a resistência da fibra em relação a ação do tempo.

Uma bolsa de linho branco, fechada. Contém rolos de roupa. Depósito da fundação, Heb Sed Chapel em Lahun, Fayum, Egito. 12a dinastia. Museu Petrie de Arqueologia Egípcia, Londres – O Linho, história e significado
Os preços máximos de Diocleciano no século IV determinam os preços de três tipos de roupa em todo o Império Romano – O Linho, história e significado

Significado: pureza e espiritualidade

Os antigos egípcios dotavam o tecido de significado simbólico como uma representação da pureza e o chamavam de “luar tecido”. Eles consideravam o linho como um símbolo de “pureza” e “luz”.

O linho era tão valorizado que, que além de fazer parte das vestimentas de gala dos faraós, as múmias egípcias também eram enroladas em tecido puro dessa matéria-prima, permeada de significados relacionados ao sagrado.

Além de seu uso para mumificação, o linho também era usado como uma forma de moeda. A imagem mostra a colheita de linho na Tumba de Sennedjem do antigo Egito.

Ilustração egípcia mostrando a colheita de linho na Tumba de Sennedjem do antigo Egito – O Linho: história e significado. Imagem via Deck Towel – O Linho, história e significado

O Linho na Bíblia

O linho era significativo para os antigos israelitas e também é mencionado no Novo Testamento. O Tabernáculo, o local de culto mais sagrado para os israelitas, era adornado com cortinas feitas de linho. Quando o sumo sacerdote Arão entrou no Tabernáculo, vestiu um casaco de linho e cinto.

O Novo Testamento afirma ainda que os sete anjos que seguravam as mãos no passado e no futuro da humanidade usavam linho puro e branco, e no Livro das Revelações, os escolhidos para a vida eterna e a felicidade serão adornados com linho fino.

O Tabernáculo, o local de culto mais sagrado para os israelitas, era adornado com cortinas feitas de linho – O Linho, sua fascinante história e significado

Também acredita-se que Jesus Cristo foi sepultado em uma peça de linho, até hoje conservada – o Sudário de Turim, ou o Santo Sudário – o tecido apresenta a imagem de um homem de 1,83m de altura que parece ter sido crucificado, com feridas consistentes com as que Jesus sofreu antes de sua crucificação no relato bíblico.

Desta forma, as primeiras referências a um possível sudário surgem na própria Bíblia. O Evangelho de Mateus (27:59) traz que José de Arimateia envolveu o corpo de Jesus Cristo com “um pano de linho limpo” e João (19:38-40) descreve o evento, relatando que os apóstolos Pedro e João, ao visitar o túmulo de Jesus após a ressurreição, encontraram os lençóis dobrados.

O Linho foi muito utilizado pelos egípcios e também foi possivelmente usado no sepultamento de Jesus – O Linho, história e significado

Linho na mitologia: Hulda, a Deusa da Tecelagem

Na mitologia teutônica europeia, a planta de linho era associada a Hulda, a Deusa da Tecelagem, que é considerada a primeira a ensinar aos humanos como cultivar, girar e tecer a planta de linho em tecido de linho.

O pano de linho feito da planta de linho era uma coisa cara para comprar. E o tecido era  considerado o símbolo da luz, pureza, beleza e abundância de riqueza.

Também se acreditava amplamente que as flores de linho tinham poderes de proteção e poderiam se proteger contra feitiçaria, magia negra e feitiçaria.

Linho na Idade Média

Nos tempos medievais, o tecido e as fibras feitas de linho eram usados ​​para uma grande variedade de propósitos: roupas, sacos, lençóis, velas, redes de pesca, corda forte, cordas para laços, bolsas e bolsas eram feitos, entre outras coisas.

Também se acreditava amplamente que as flores de linho tinham poderes protetores e podiam se proteger contra bruxaria, magia negra e feitiçaria.

Tecido de linho na era medieval – O Linho, história e significado

A Simbologia do Linho

Segundo o livro O Gato – Um conto da redenção feminina de Marie-Louise von Franz “o linho é uma fibra vegetal pura e por isso era usado como tecido para as vestes dos sacerdotes e dos mágicos na antiguidade. Era também usado nas cortes germânicas por exemplo na Noruega e nos países gaélicos, como substância apotropaica.

Dizia-se  que os espíritos, especialmente os da água, lavavam e alvejavam o linho. Em alguns contos, anões e fadas da floresta usam roupas de linho, por isso esse material é presente precioso para eles; ou retalhos de linho que se transformam em peças de ouro. Quando é presente de um espírito da água feminino, o linho não acaba com o uso; sempre sobra um metro, porque um pequeno espírito em forma de rã toma conta dele.

O poder de cura do linho

Muito frequentemente, o linho é símbolo de uma nuvem de luz que também revela uma qualidade espiritual. O linho tem poder de cura, por exemplo, na Irlanda, onde remédios específicos devem ser envolvidos em linho puro antes de ser usados.

Peças de linho também servem, elas mesmas, como remédio ou como meio de transferir a doença. A pessoa passa linho sobre as verrugas ou sobre alguma área doente do corpo e em seguida põe esse linho em  num esquife.

Antigo Testamento: “a túnica de Cristo era de linho sem costuras” –  O Linho, história e significado

Em Brandemburgo, as pessoas têm o costume de envolver a criança recém-nascida em linho puro, e em nenhum outro tecido, para que ela não assedie o sexo oposto quando crescer! Entre os tchecos, a criança é envolvida em linho e colocada debaixo da mesa para que seja inteligente.

O Linho nas crenças populares

No norte da Alemanha, videntes pedem uma peça de linho branco, geralmente recebida de herança ou que serviu de lençol para uma pessoa morta para prever o futuro na noite de Ano Novo. Sonhos com coisas brancas, por isso também com linho, significam morte. Na tradição romena, sonhar com linho estendido ou enrolado significa fazer uma viagem importante.

Assim, podemos dizer que o linho branco é um tecido que pertence ao reino dos espíritos, que está relacionado com o mundo espiritual. Sua transparência e delicadeza também sugerem o reino espiritual.

Além disso, um certo destaque é dado a espíritos femininos que se relacionam com o linho, e por isso também podemos considerá-lo um requisito um requisito da deusa-mãe. Basta que se pense na fiação, por exemplo as três Moiras ou Parcas que tecem destinos.” (O Gato – Um conto da redenção feminina de Marie-Louise von Franz)

Reforçando a ligação do linho com a espiritualidade, temos também a presença do tecido nos trajes de Jesus: Antigo Testamento – “a túnica de Cristo era de linho sem costuras”. E possivelmente Jesus também foi sepultado coberto por um tecido de linho – o Santo Sudário.

O Novo Testamento afirma que os sete anjos que seguravam as mãos no passado e no futuro da humanidade usavam linho puro e branco – O Linho, sua fascinante história e significado

O Linho e as roupas Íntimas

Durante o século XIX, foi utilizado para a confecção de roupas íntimas e só a partir do século XX, tornou-se popular para blusas, paletós, saias, calças e outras peças do vestuário.

Durante o século XIX, o linho foi utilizado para a confecção de roupas íntimas. Este conjunto de calcinha e sutiã são considerados os mais antigos do mundo. As peças de linho são da era medieval tardia, sendo encontradas nos porões de um castelo na Áustria.

O linho no Brasil

No Brasil, há apenas pequenos produtores centrados na produção da semente do linho, a linhaça, que tem seu óleo utilizado no preparo de tintas, esmaltes e vernizes.

No mercado nacional, durante a década de 80, o puro linho Braspérola ganhou novas tramas, cores e estampas. Alice Tapajós e Andréa Saletto explodiram nas passarelas e fizeram um enorme sucesso na moda brasileira, agradando principalmente às executivas.

Na época, o estilista Georges Henri também foi eleito e citado nas colunas sociais da época.

A produção de linho

A produção de linho têxtil no mundo se concentra na Europa e na Rússia, e a melhor fibra considerada é a de origem belga.

As fibras de linho são produzidas ainda na Europa Ocidental, em lugares como a Polônia, Áustria, França, Alemanha, Dinamarca, Lituânia, Letônia, Holanda, Itália, Espanha, Suíça, Grã-Bretanha e Kochi na Índia.

Outro centro de produção de linho é a Irlanda. Os fenícios trouxeram linho para a Irlanda antes da Era Comum, mas um sistema estabelecido para a produção de linho não foi totalmente desenvolvido até o século XII.

Em 1711, o governo estabeleceu o Conselho de Administração dos Fabricantes de Linho da Irlanda e como centro de multa. produção de linho de luxo, Belfast ganhou o nome de “Linenopolis”.

Tanto o cultivo quando o processo de produção da fibra são muito caros e, consequentemente, o preço final do produto também é elevado.

Queda na popularidade

Entretanto, na atualidade, a a popularidade da fibra diminuiu drasticamente nos últimos 50 anos.

De acordo com a Millenium Ecosystem Assessment: em 1961, 2 milhões de hectares foram dedicados à produção de linho contra 450.000 em 2000.

No mesmo período, a produção global de algodão dobrou e a produção global de seda triplicou.

O linho na moda novamente + Inovações

Apesar de ser um tecido usado ao longo de milênios, a indústria têxtil ainda encontra usos inovadores para ele.

O jeans fabricado com linho em vez de algodão, por exemplo, cria a aparência típica de índigo, com foco na sustentabilidade e ainda mais resistência.

As misturas de linho também possuem muitas possibilidades: o aloe vera, por exemplo, mantém o tecido ainda mais macio e sem rugas, e a seda e a lã o tornam ainda mais versátil ao longo das estações. 

O estilista Zimmermann fez belíssimas criações em linho em sua coleção Resort 2018! Veja mais fotos na Vogue.

O estilista Zimmermann fez belíssimas criações em linho em sua coleção Resort 2018 – O Linho, história e significado

O Linho, história e significado

Variedades de fibra de linho afetam a sensação de linho


Existem duas variedades de fibras de linho: fibras de reboque mais curtas usadas para tecidos mais grossos e fibras de linha usadas para tecidos mais finos.

As fibras de linho podem ser identificadas pelos seus “nós” típicos, que contribuem para a flexibilidade e textura do tecido. A seção transversal da fibra é constituída por formas poligonais irregulares que contribuem para a textura grosseira do tecido. Podendo variar de dura e áspera a suave e suave.

Plantam-se três tipos de linho:

Lavoura de linho em Guarani das Missões no Rio Grande do Sul.

Fonte: Fashion Bubbles

Como usar o tecido linho?

O linho é um tecido orgânico que possui tons mais claros e neutros, perfeito para aquelas que possuem um estilo minimalista. Por ter origem natural, ele possui tramas mais abertas, fazendo com que seja mais fresquinho e perfeito para looks de verão!

Além disso, o linho possui um visual bem elegante e sofisticado, se tornando a opção ideal para quem quer compor looks que alinhem o conforto com estilo para os dias quentes da estação. Muito versátil, você pode usá-lo em diferentes ocasiões, seja para trabalhar ou para situações despojadas e informais.

Confiram abaixo dicas de peças incríveis em linho.

Camisa

A camisa é um item clássico e obrigatório no guarda-roupa de qualquer mulher. Sofisticada e formal, ela é a escolha certa para o ambiente de trabalho ou alguma ocasião onde é necessário estar um pouco mais arrumada. No verão, os modelos de algodão dão espaço para os de linho para conseguir aguentar os dias quentes sem perder o estilo e conforto!

Tecido Linho, sua história e significado 11

Calça

Para quem não abre mão da calça mesmo durante o verão, os modelos de linho são elegantes e confortáveis e perfeitos para qualquer ocasião! Caso queira “quebrar” um pouco a formalidade do modelo, combine-o com camisetas (os modelos tie-dye estão super em alta na estação, além de serem super divertidos!) ou para quem gostar de dar um toque de sensualidade, os croppeds tops são a escolha certa!

Vestido / Macacão

Os vestidos e macacões são escolhas clássicas para o verão! Com modelos despojados, descontraídos e também sofisticados, eles podem ser usados em qualquer ocasião, sejam elas diurnas ou noturnas. Os modelos em linho, por serem frescos, se tornam opções perfeitas para a estação. Com estilos, estampas e cores diferentes, escolha aquele que mais se adequa com seu estilo pessoal!

Tecido Linho, sua história e significado 12

Conjunto

Os conjuntos são ótimas opções para quem quer fugir do óbvio e usar um look diferente, mas super elegante e estiloso! Aqui, as opções são diversas: blazer com shorts (para quem quer inovar o combo clássico do blazer e calça), colete com calça ou até mesmo o de cropped com saia (que é a cara do verão!). Escolha aquela que mais combina com você e seja confortável, além de, é claro, adequada para a ocasião.

Tecido Linho, sua história e significado 13

O linho é um tecido muito democrático, podendo ser usado por todas em qualquer estação do ano! No verão, ele se torna a alternativa perfeita para aliar conforto e frescor sem perder o estilo! O que acham dele? Gostam de usá-lo? Nos contem nos comentários!

Na Luema Tecidos você encontra diversas opções de tecidos em linho para criar looks incríveis e arrasar na estação mais quente do ano!

Sair da versão mobile